É muito comum ouvirmos falar sobre ações sociais que as
empresas adotam para com aqueles que não fazem parte delas, muitas vezes até
envolvendo seus funcionários em tais ações. Mas e quando se fala de ações
sociais dentro da empresa?
Há um termo para as ações sociais feitas dentro ou fora da empresa, chamado responsabilidade social, que vai
muito além da adoção de algumas ações esporádicas e envolve uma preocupação com a relação
entre as pessoas e a organização.
“A responsabilidade social é quando empresas, de forma
voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar
dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser
confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por
quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo).”
EON, Fábio. O que é
responsabilidade social? Revista ResponsabiliadeSocial.com, 2015.
A falta de responsabilidade social, sem dúvidas, afeta a
reputação e o desempenho do negócio. No entanto, algumas empresas genuinamente passaram
a reconhecer que são responsáveis pelos impactos sociais de suas operações.
Dentro das empresas, a responsabilidade social aborda temas
relacionados a discriminação, assédio, ambiente de trabalho, trabalho infantil,
trabalho escravo e muitos outros. As empresas devem buscar implantar
sistemáticas que regulem estes temas e monitorem o cumprimento destes
regulamentos.
Com o objetivo de fortalecer e estimular a responsabilidade
social nas empresas em todo o mundo, foram desenvolvidas algumas normas que
estabelecem certas regras para este fim, sendo que todas elas apregoam e
respeitam as exigências legais de cada local. Seguem duas destas normas:
SA8000 (Social Accountability 8000): é uma das normas
internacionais mais conhecidas e aplicadas quando o tema é responsabilidade
social. Foi criada em 1997 pelo Council on Economic Priorities Accreditation
Agency (CEPAA) e enfoca, especialmente, relações trabalhistas, visando
assegurar que não existam ações que firam os direitos dos trabalhadores ,
tais como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.
ABNT-ISO 26000 (Diretrizes sobre Responsabilidade Social): O lançamento foi na Suíça, mas no Brasil a versão em português foi lançada em São Paulo, no ano de 2010.
Ela oferece orientações relacionadas a sete princípios norteadores
de responsabilidade social:
- Accountability (ato de responsabilizar-se pelas consequências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente)
- Transparência
- Comportamento ético
- Respeito pelos interesses das partes interessadas (stakeholders)
- Respeito pelo Estado de Direito
- Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento
- Direito aos humanos
Em breve, o organismo ISO fará uma unificação de conceitos
de várias normas em uma única delas, mas isso já é assunto para outra postagem.
Luciana Bazante é administradora, engenheira de produção, professora, coordenadora de gestão da qualidade e especialista.
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