sexta-feira, 22 de abril de 2016

Etiqueta no whats app


Vez ou outra surgem novidades que mudam completamente a nossa forma de comunicação. Há um tempo atrás, o e-mail revolucionou a forma com que as pessoas se correspondiam, depois SMS, um sem número de redes sociais on line...e, agora, o whats app.

O aplicativo tomou uma proporção tão grande que, até no mundo corporativo, as pessoas criam grupos para facilitar a comunicação entre elas. Isso vem sendo motivo de discussão, pois alguns acreditam que usar o whats app dessa forma extrapola as barreiras entre o pessoal e o profissional, mas esse não é o foco dessa postagem. O assunto aqui é discutir como devemos nos comportar se em algum dia formos colocados em um grupo de whats app da empresa.

Seguem algumas dicas:
1 – Não envie mensagem muito tarde. Sei que é bem prático enviar uma mensagem quando lembrar de um assunto tão importante que a pessoa nem presta atenção na hora...mas deve prestar. Se o que você está tratando é assunto profissional, as pessoas têm uma quantidade de horas determinada por lei para começar e terminar de trabalhar, nas demais horas, lembre-se que elas devem viver;
2 – Se você perceber que alguém leu a sua mensagem e não respondeu imediatamente, não fique insistindo: “Você está aí?”, “Responde”, “Respondeeeee”...Isso você pode fazer em mensagens pessoais, mas não fica bem no mundo corporativo. Quando perceber que alguém não respondeu alguma mensagem importante, melhor ligar, procurar pessoalmente...nem que seja pra cobrar resposta, mas não insista;
3 – Não envie correntes, figurinhas animadas, foto de mascote do time perdedor daquele jogo acirrado, áudios de piadas, mulheres nuas...a pessoa abre o grupo profissional e vê 40 mensagens sem importância, acaba não lendo mais nenhuma...e, no meio delas, estava aquele aviso importante que deixou de ser visto, informando que a chuva da noite queimou todos os computadores do setor B e, por isso, está ocorrendo uma demora na emissão de notas fiscais...
4 – Não passe do limite no uso de emoticons. Você pode até usar, mas não exagere;
5 – Por fim, não fique com raiva se, ao fazer qualquer uma destas coisas, o administrador procurar você e pedir para que não o faça...afinal, há lugar e hora...ou seria: há grupos e grupos?

Estas são apenas as minhas dicas, você pode encontrar muitas outras por aí, mas garanto que ao menos as 5 acima evitarão muita dor de cabeça ou situações inconvenientes.











Fonte: https://www.whatsappbrand.com/

Luciana Bazante é administradora, professora, coordenadora de gestão da qualidade e especialista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário