Apesar de serem assuntos parecidos, controle da qualidade e garantia da qualidade são bastante diferentes. Vamos entender o que significa cada um.
Por definição normativa (ISO 9000), temos: Controle da qualidade: parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade.
Garantia da qualidade: parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
Muito bem, se considerarmos que:
Requisitos: necessidades ou expectativas
Qualidade: grau na qual um conjunto de características satisfaz a requisitos, temos:
Controle da qualidade: foco no atendimento das necessidades ou expectativas
Garantia da qualidade: foco na provisão de confiança de que as necessidades ou expectativas serão atendidas.
Então, vamos entender os conceitos de tudo o que foi falado acima.
O controle da qualidade são atividades realizadas para avaliarmos o produto que será entregue ao cliente ou a matéria prima que iremos receber do nosso fornecedor.
Traduzindo para o nosso dia a dia, o controle da qualidade está relacionado com aquelas atividades de avaliação do produto, comparando o que foi produzido contra um padrão / especificação. Para isso, realizamos ensaios, testes, inspeções, utilizando equipamentos adequados (quando necessário) e pessoas qualificadas.
A garantia da qualidade acontece antes do controle da qualidade. Isso significa que a garantia, uma vez que tem a finalidade de prover confiança de que os requisitos serão atendidos, deve agir na fabricação do produto / serviço. Isso está relacionado a termos equipamentos adequados, parâmetros de processos controlados, pessoas capacitadas, fornecedores qualificados, entre outros.
O conceito que ainda é muito forte dentro das organizações como um todo, é que devemos fortalecer as atividades de controle da qualidade, colocando mais pessoas para “inspecionarem” o produto pronto. Mas, para termos uma melhor maneira de realizar o nosso produto, devemos aumentar a garantia da qualidade.
Quanto mais garantia, menos controle.
O problema é que aumentar a garantia dá trabalho. É uma construção demorada, onerosa e mexe com a mudança de cultura. Porém, os resultados são muito melhores, tanto da qualidade, como nos custos.
Mas isso é outro assunto.
Delter Lopes é consultor em sistemas de gestão.
Bom artigo!
ResponderExcluirSim, publicação muito boa!
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